Como Fazer Live Shop no Instagram da sua Loja e Vender Mais

Como fazer Live Shop no Instagram da sua Loja e vender mais: O Guia Completo

Last Updated: setembro 10, 2024Por

Afinal, como fazer live shop no instagram da sua loja para conseguir aumentar as vendas? Bom, antes de mais nada, você já deve ter ouvido também o termo “live de vendas” ou “live commerce”, então para descomplicar, eu já te adianto que todas são a mesma coisa, ou seja, uma transmissão de vídeo ao vivo que visa vender! O único detalhe aqui é que a live commerce é realizada dentro da loja virtual ou marketplace, já a live shop e live de vendas pode ser realizada diretamente no instagram da sua  loja.

As Lives Shops têm ganhado destaque como uma das melhores ações de venda online em tempo real. As lojas podem se conectar diretamente com o público, mostrar seus produtos de forma dinâmica e interativa, e ainda aumentar as vendas instantaneamente.

Se você ainda não utiliza a Live Shop para vender no instagram da sua loja, está perdendo uma ótima oportunidade. Neste guia, vou te ensinar como fazer uma Live Shop no Instagram da sua loja e vender mais. Desde o planejamento até o momento de venda, este conteúdo é um passo a passo prático e direto para você aplicar agora mesmo.

O que é Live Shop no instagram?

Live Shop é uma transmissão ao vivo, realizada através de plataformas de redes sociais, como o Instagram, com o objetivo de apresentar produtos e realizar vendas instantaneamente. Durante a live, você pode exibir produtos, tirar dúvidas em tempo real e até realizar promoções exclusivas para quem está assistindo.

A Live shop realizada no instagram de loja têm um grande apelo de urgência, pois os clientes podem adquirir os produtos enquanto a live ainda está acontecendo, o que cria um senso de exclusividade e oportunidade limitada. Ou seja, a live de vendas é uma ótima oportunidade de vender mais na sua loja, mas claro, quando bem planejada!

Por que fazer uma Live Shop no instagram da sua loja?

  • Aproximação com o cliente: A live shop permite que você se conecte diretamente com seu público, de maneira muito mais próxima e interativa.
  • Aumento nas vendas: Mostrar os produtos em tempo real, com comentários e demonstrações, aumenta a confiança do cliente e pode gerar vendas instantâneas na sua loja.
  • Promoções exclusivas: Você pode criar promoções ou descontos exclusivos para quem está assistindo, incentivando ainda mais as compras.
  • Engajamento em tempo real: Durante a live, seus seguidores podem fazer perguntas, tirar dúvidas e interagir diretamente com você, tornando o processo de venda muito mais dinâmico.

Passo a Passo: Como Fazer uma Live Shop no Instagram da sua Loja e Vender Mais

Como fazer live shop no Instagram da sua loja e vender mais

Aqui está o passo a passo completo de como fazer para organizar e executar uma Live Shop no Instagram da sua loja e vender mais. Se você seguir todos os passos, estará pronto para fazer uma transmissão eficiente e que converta mais vendas.

1. Planejamento e Definição do Objetivo da Live Shop

Antes de realizar a Live Shop, defina claramente seu objetivo. Você quer divulgar novos produtos? Fazer uma queima de estoque? Aumentar o engajamento? Seja qual for o objetivo, é importante tê-lo bem estabelecido para nortear todas as ações durante a live.

Dicas para esse passo:

  • Estabeleça uma meta de vendas para a live.
  • Pense nos produtos que você quer focar, levando em consideração itens que gerem mais desejo e que tenham maior chance de conversão durante a transmissão.

2. Escolha dos Produtos Certos e venda mais na live shop no instagram da sua loja

Selecione com cuidado quais produtos você irá exibir durante a Live Shop. Lembre-se de escolher itens que tenham um bom apelo visual e que possam ser demonstrados de maneira clara ao vivo.

Critérios para selecionar os produtos para a live shop:

  • Produtos com alto giro e que já tenham boa aceitação.
  • Itens de lançamento, que podem gerar curiosidade e demanda.
  • Produtos que você pode oferecer em promoções exclusivas durante a live.
  • Pense em criar kits de produtos para aumentar o ticket médio.

3. Defina a Data e Horário da Live

O momento da transmissão é um fator-chave para o sucesso da sua Live Shop. Escolha o melhor horário para atingir o máximo de pessoas online. Em geral, horários após o expediente ou à noite tendem a ter mais audiência.

Dicas de horário:

  • Entre 18h e 21h é geralmente um bom horário para as lives.
  • Evite horários de grandes eventos televisivos ou finais de semana, a não ser que o seu público seja mais ativo nesses períodos.
  • Faça enquetes nos stories do Instagram para saber qual o melhor horário para sua audiência.

4. Divulgue a Live Shop com Antecedência

Comece a divulgar a live com pelo menos 5 dias de antecedência. Crie expectativa nos seus seguidores para que eles já saibam o que esperar.

Como fazer a divulgação:

  • Use stories e posts no feed para avisar sobre a live shop no instagram da sua loja.
  • Coloque contagem regressiva nos stories para gerar expectativa.
  • Crie um post com as principais ofertas que serão apresentadas.
  • Envie mensagens diretas para os seguidores mais engajados para convidá-los pessoalmente.

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5. Crie um Cenário Atraente

A estética é fundamental! Monte um cenário que destaque seus produtos e seja visualmente agradável. O cenário não precisa ser caro, mas deve ser bem iluminado, organizado e chamar a atenção do público.

Dicas para o cenário:

  • Use iluminação natural ou invista em uma luz de LED para destacar os produtos.
  • Organize os itens em um fundo neutro e bem organizado.
  • Tenha uma mesa de apoio ou arara para os produtos que serão demonstrados.

6. Interação é a Chave: Engaje com os Seguidores

Durante a Live Shop no instagram da sua loja, interaja constantemente com seu público. Isso ajuda a aumentar o tempo de permanência dos usuários e cria uma relação mais próxima.

Dicas de interação:

  • Pergunte aos espectadores quais produtos eles gostariam de ver com mais detalhes.
  • Faça enquetes ao vivo sobre qual cor ou modelo os seguidores preferem.
  • Responda às dúvidas em tempo real.
  • Faça perguntas e chame os espectadores pelo nome, para aumentar a proximidade.

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7. Ofereça promoções exclusivas e frete grátis durante a live shop

Uma das grandes vantagens de fazer uma Live Shop no instagram da sua loja é a capacidade de oferecer promoções que são válidas apenas durante a transmissão. Isso gera urgência e estimula as vendas.

Ideias de promoções para Live Shop:

  • Desconto exclusivo para quem comprar durante a live.
  • Ofereça frete grátis ou fretes com descontos para pedidos feitos até o final da live. (aqui vale colocar um valor acima do seu ticket médio, visando aumentar o valor médio de compra por cliente)
  • Crie um cupom de desconto com validade limitada.
  • Faça sorteios ao vivo para os participantes da live que comprarem.

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8. Utilize um Sistema de Pagamento Fácil

Facilite a compra! Durante a Live Shop, utilize links de pagamento direto. Você pode, por exemplo, disponibilizar um link do Mercado Pago nos comentários ou na bio do Instagram.

Dicas para facilitar as compras:

  • Avise os clientes para acessar a bio do Instagram e clicar no link de pagamento.
  • Use o Whatsapp Business para fechar as vendas diretamente por mensagem.
  • Deixe claro quais são as formas de pagamento aceitas

9. Acompanhe os Resultados da sua live shop 

Após realizar a Live Shop no instagram da sua loja, analise os resultados. Quantos produtos foram vendidos? Quantas pessoas assistiram até o final? Use essas informações para aprimorar suas próximas transmissões.

O que analisar após a live shop no instagram da sua loja:

  • Número de visualizações e interações.
  • Produtos vendidos durante a live.
  • Quais perguntas e dúvidas foram mais recorrentes, para ajustar os próximos conteúdos.

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10. Repita e Aprimore

Se a Live Shop foi um sucesso, planeje outras! Repita o processo e continue aprimorando a experiência de compra ao vivo. Quanto mais você fizer, melhor será a conexão com seu público e mais vendas você gerará.

Conclusão

Fazer uma Live Shop no Instagram é uma ótima forma de impulsionar suas vendas e conectar-se diretamente com seu público. Seguindo este passo a passo, você conseguirá montar uma transmissão atrativa, engajar seus seguidores e vender mais.

Não tenha medo de testar, ajustar e continuar inovando! A Live Shop é uma tendência crescente, e sua loja não pode ficar de fora dessa estratégia.

Não deixe de testar! Convide seus seguidores para a primeira Live Shop da sua loja e coloque essas dicas em prática agora mesmo.

 

Amanda Garcia da Escola de Lojista
Amanda Garcia da Escola de Lojista
Amanda Garcia é mãe do Heitor e da Sol, empreendedora e criadora do Método Fotos Que vendem. Depois de mais de 10 anos atuando diretamente no varejo B2B, ela criou o Portal da Escola de Lojista para compartilhar dicas para lojistas, experiências com o varejo e indicações de fornecedores!

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