Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

5 Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

Last Updated: setembro 10, 2021Por

Você já parou para analisar que a foto de produto que você usa nas suas redes sociais ou loja virtual é a principal isca de atração de novos clientes? E se ela estiver sem qualidade, estratégia e direcionamento, você está perdendo vendas!

Agora mude o seu papel, se coloque no lugar de consumidora que você também é, e se pergunte, o que faz você ter desejo de compra por um produto visto na internet? Será que se essa foto estiver ruim, você vai querer comprar o produto? Muito provavelmente, não…

Isso porque uma foto de produto precisa despertar o desejo de compra no cliente, ele precisa sentir o toque do produto ou se imaginar usando ele, tudo isso quando vê apenas uma foto. E esse é justamente o intuito da foto que vende e ela não precisa ser feita por um profissional ou por uma câmera profissional, ela pode ser tirada com o celular que está aí… na sua mão! 

E eu falo isso, porque vejo muitas lojas preocupadas apenas com o fundo que usei na foto, mas esquecem completamente de analisar os erros que impedem elas de vender mais usando a foto de produto como sua principal fonte de atração de novos clientes, que acaba impactando diretamente no aumento ou redução das vendas.

E justamente por isso que eu sempre reforço que: Ter conhecimento dos erros que você pode evitar nas fotos dos seus produtos é o primeiro passo para trilhar o caminho da foto que vende. Mas muitos lojistas ignoram essa parte e já querem ir para a montagem de um cenário “bonito” e isso pelo simples fato de que muitos ainda não entenderam ou sentiram o impacto que uma foto de produto tem nas vendas… 

E é com base nisso, que hoje eu vou te citar os 5 principais erros que os lojistas tendem a cometer com a foto de produto, para que a partir de agora você não os cometa mais, certo?

5 Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

1 – Moldura na foto de produto

Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

Quem nunca tentou usar as molduras do canva para tentar “deixar a foto mais bonita”? Ou tem aquelas lojas que usam molduras para poder “seguir a identidade visual da sua loja”, pura ilusão…

“Mas Amanda, o que acontece se eu continuar usando molduras nas minhas fotos de produto?”

A moldura toma um espaço na foto que poderia estar dando ênfase e foco no seu produto, ela desvia o foco do seu cliente e ainda pode deixar o resultado final muito poluído. E o resultado disso e de todos os outros erros que ainda vou citar por aqui é: Redução no alcance, falta de interesse dos clientes e consequentemente mais produtos parados no estoque.

 

2 – Produto amassado

Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

Quer causar a sensação de produto barato e sem qualidade no seu cliente? É só deixar o seu produto amassado. O resultado disso é que o valor despertado no seu cliente será menor do que ele realmente valor, ou seja, o cliente não estará disposto a pagar pelo produto.

Passar roupa dá trabalho né, eu sei, também não gosto, mas quando isso impacta na sua venda o jogo precisa mudar.

 

3 – Cenário poluído

Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

Isso acontece quando você não sabe o que colocar no cenário e acaba colocando coisas demais, sem um direcionamento ou estratégia por trás.

O resultado disso faz com que o seu cliente perca o foco do produto, já que ele não desperta o desejo de compra. Isso quando não acontece dele confundir os itens do cenário com produtos que estão à venda

Na dúvida, siga a regra do “Menos é mais”.

 

4 – Síndrome da precipitação 

Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

Tenho certeza que mais de 90% das donas de loja já cometeram esse erro ao menos 1x na vida, já que ele é um dos erros mais presentes no dia a dia dos lojistas. Ele normalmente acontece quando chegam lançamentos na sua loja e você fica com aquela grande ansiedade de divulgar logo tudo de uma vez, e aí vem o grande erro. Pois toda essa ansiedade é gerada por falta de planejamento e você acha que divulgando logo tudo, tirando a foto de qualquer jeito vai “bombar de vendas” e acaba tendo o efeito contrário. 

O resultado disso: Alta expectativa que resulta em frustração e estoque parado.

Por isso, não deixe de ler: Síndrome da Precipitação – Como resolver esse erro na sua loja

 

5 – Iluminação

Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

É ela que vai fazer a estratégia da sua foto de produto ganhar vida!

Mas se você não cuidar, ou não tiver domínio sobre ela, o efeito também pode ser reverso, e isso vale para a iluminação em excesso também.

E antes que você me pergunte, que tipo de iluminação usar, eu já vou te falar que não importa se será natural ou artificial, o importante é que você tenha conhecimento para aproveitar o máximo que ambas podem te oferecer. 

Eu particularmente prefiro a iluminação natural, mas o cuidado e atenção é o mesmo para ambas.

E você já cometeu algum desses erros? Se sim, conta aqui.

 

Aproveitando, não deixe de acompanhar mais dicas com essa aqui, no instagram ou no canal do youtube.

 

Amanda Garcia da Escola de Lojista
Amanda Garcia da Escola de Lojista
Amanda Garcia é mãe do Heitor e da Sol, empreendedora e criadora do Método Fotos Que vendem. Depois de mais de 10 anos atuando diretamente no varejo B2B, ela criou o Portal da Escola de Lojista para compartilhar dicas para lojistas, experiências com o varejo e indicações de fornecedores!

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