Você já parou para analisar que a foto de produto que você usa nas suas redes sociais ou loja virtual é a principal isca de atração de novos clientes? E se ela estiver sem qualidade, estratégia e direcionamento, você está perdendo vendas!

Agora mude o seu papel, se coloque no lugar de consumidora que você também é, e se pergunte, o que faz você ter desejo de compra por um produto visto na internet? Será que se essa foto estiver ruim, você vai querer comprar o produto? Muito provavelmente, não…

Isso porque uma foto de produto precisa despertar o desejo de compra no cliente, ele precisa sentir o toque do produto ou se imaginar usando ele, tudo isso quando vê apenas uma foto. E esse é justamente o intuito da foto que vende e ela não precisa ser feita por um profissional ou por uma câmera profissional, ela pode ser tirada com o celular que está aí… na sua mão! 

E eu falo isso, porque vejo muitas lojas preocupadas apenas com o fundo que usei na foto, mas esquecem completamente de analisar os erros que impedem elas de vender mais usando a foto de produto como sua principal fonte de atração de novos clientes, que acaba impactando diretamente no aumento ou redução das vendas.

E justamente por isso que eu sempre reforço que: Ter conhecimento dos erros que você pode evitar nas fotos dos seus produtos é o primeiro passo para trilhar o caminho da foto que vende. Mas muitos lojistas ignoram essa parte e já querem ir para a montagem de um cenário “bonito” e isso pelo simples fato de que muitos ainda não entenderam ou sentiram o impacto que uma foto de produto tem nas vendas… 

E é com base nisso, que hoje eu vou te citar os 5 principais erros que os lojistas tendem a cometer com a foto de produto, para que a partir de agora você não os cometa mais, certo?

5 Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

1 – Moldura na foto de produto

Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

Quem nunca tentou usar as molduras do canva para tentar “deixar a foto mais bonita”? Ou tem aquelas lojas que usam molduras para poder “seguir a identidade visual da sua loja”, pura ilusão…

“Mas Amanda, o que acontece se eu continuar usando molduras nas minhas fotos de produto?”

A moldura toma um espaço na foto que poderia estar dando ênfase e foco no seu produto, ela desvia o foco do seu cliente e ainda pode deixar o resultado final muito poluído. E o resultado disso e de todos os outros erros que ainda vou citar por aqui é: Redução no alcance, falta de interesse dos clientes e consequentemente mais produtos parados no estoque.

 

2 – Produto amassado

Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

Quer causar a sensação de produto barato e sem qualidade no seu cliente? É só deixar o seu produto amassado. O resultado disso é que o valor despertado no seu cliente será menor do que ele realmente valor, ou seja, o cliente não estará disposto a pagar pelo produto.

Passar roupa dá trabalho né, eu sei, também não gosto, mas quando isso impacta na sua venda o jogo precisa mudar.

 

3 – Cenário poluído

Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

Isso acontece quando você não sabe o que colocar no cenário e acaba colocando coisas demais, sem um direcionamento ou estratégia por trás.

O resultado disso faz com que o seu cliente perca o foco do produto, já que ele não desperta o desejo de compra. Isso quando não acontece dele confundir os itens do cenário com produtos que estão à venda

Na dúvida, siga a regra do “Menos é mais”.

 

4 – Síndrome da precipitação 

Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

Tenho certeza que mais de 90% das donas de loja já cometeram esse erro ao menos 1x na vida, já que ele é um dos erros mais presentes no dia a dia dos lojistas. Ele normalmente acontece quando chegam lançamentos na sua loja e você fica com aquela grande ansiedade de divulgar logo tudo de uma vez, e aí vem o grande erro. Pois toda essa ansiedade é gerada por falta de planejamento e você acha que divulgando logo tudo, tirando a foto de qualquer jeito vai “bombar de vendas” e acaba tendo o efeito contrário. 

O resultado disso: Alta expectativa que resulta em frustração e estoque parado.

Por isso, não deixe de ler: Síndrome da Precipitação – Como resolver esse erro na sua loja

 

5 – Iluminação

Erros com a foto de produto que impedem sua loja de vender mais

É ela que vai fazer a estratégia da sua foto de produto ganhar vida!

Mas se você não cuidar, ou não tiver domínio sobre ela, o efeito também pode ser reverso, e isso vale para a iluminação em excesso também.

E antes que você me pergunte, que tipo de iluminação usar, eu já vou te falar que não importa se será natural ou artificial, o importante é que você tenha conhecimento para aproveitar o máximo que ambas podem te oferecer. 

Eu particularmente prefiro a iluminação natural, mas o cuidado e atenção é o mesmo para ambas.

E você já cometeu algum desses erros? Se sim, conta aqui.

 

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