7 ERROS no Perfil do Instagram da loja que te faz perder vendas

Last Updated: dezembro 26, 2023Por

Você tem uma loja no instagram e não está conseguindo vender? Existem 7 ERROS que lojistas tendem a comente no Perfil do Instagram da loja que os fazm perder vendas todos os dias.

Ter um perfil da sua loja no instagram e apenas fazer algumas publicações na tentativa de vender online não ai funcionar! O instagram é mais do que uma vitrine virtual, ele também é um canal de venda, e saber explorar todas as suas funcionalidades pode ajudar sua loja a vender mais, mas caso contrário, vocÊ também pode perder vendas com ele.

Aqui na Escola de Lojista sempre compartilhamos dicas de como melhorar o seu perfil e dessa vez listamos algumas ações que podem te atrapalhar a ganhar mais seguidores e clientes no seu instagram.

Continue lendo para descobrir se você se identifica com algum desses erros.

7 Erros no perfil do instagram da sua loja que te faz perder vendas

1 – Um perfil sem informações

Tem coisa mais chata que entrar no perfil de uma loja e não achar a informação que queria facilmente?

5-Maiores-erros-que-você-pode-estar-cometendo-no-instagram-da-sua-loja-um-perfil-sem-informacoes

Tenha em mente que para que o seu produto venda, a experiência do cliente tem que ser a mais positiva possível. Se ele for embora do seu perfil por não ter achado a informação que precisava, as chances dele voltar são mínimas.

Lógico que, perguntar não custa nada, mas busque sempre facilitar a vida do seu cliente.

Dica: Distribua todas as informações relevantes entre a BIO e os destaques do seu perfil. Na BIO, pense em informações rápidas como: contato, endereço e horário de funcionamento. E nos destaques você pode colocar informações mais densas sobre o seu produto, preços, dia a dia, como a loja se define e por aí vai.

2 – Esconder a informação de preço do seu cliente

Já comentamos aqui sobre como a prática de deixar etiquetas de preço aparecendo nas fotos desvalorizam o produto, e sim, você não deve tirar fotos com essas etiquetas. Mas também não é necessário esconder a informação de preço do seu cliente.

Coloque o preço do seu produto na legenda, assim, seus seguidores vão ver uma bela foto e terão facilmente a informação de preço na legenda, sem complicações, facilitando assim a compra.

3 – Falta de Planejamento – Postar várias fotos seguidas ou não postar nada

Sabemos que volta e meia chegam muitas novidades nas lojas e a vontade de sair postando tudo de uma vez só é grande. Mas postar várias fotos seguidas não é uma boa prática a se fazer.

Além dos seus seguidores ficarem saturados com tanto conteúdo, nem todas as publicações chegaram até eles. Então se planeje e poste aos poucos, assim seus clientes terão novidades sempre e ficarão com aquele gostinho de “quero mais” esperando por sua próxima postagem.

Aproveite para ler: Calendário Comercial 2024 Varejo – Todas as datas para fazer sua Loja Vender Mais

4 – Fotos sem qualidade

Quando você olha uma foto de produto com essa abaixo: De qual loja você compraria?

foto de roupa infantil usando o metodo fotos que vendem

Essa análise que você acabou de fazer, seu cliente também faz com as fotos de produto que você divulga na sua loja, ou seja, a foto é responsável por valorizar seus produtos, gerar desejo de compra nos seus clientes e te ajuda a vender mais, mas isso só acontece a partir do momento que você tem uma foto que vende.

Essa é uma tecla que a gente bate bastante por aqui, pois o instagram é uma rede social onde seu foco é a foto, então se suas fotos não estão boas, dificilmente seu produto irá despertar o desejo de compra no seu cliente.

Quer saber como deixar a qualidade das suas fotos melhores? Leia nosso post sobre dicas de iluminação.

E para aprofundar ainda mais seus conhecimentos, aproveite para ler também nosso eBook com 6 dicas para tirar fotos com o celular clicando AQUI ou na imagem abaixo.

6-dicas-para-tirar-foto-usando-o-celular

5 – Comprar seguidores

Hoje em dia, ter muitos seguidores é uma questão de autoridade no instagram que é muito buscada pelos usuários.

Mas para isso, é preciso criar conteúdos relevantes e que engajem o seu público, trazendo assim mais seguidores para o seu perfil.

Se você quer ter um instagram com autoridade e engajamento, comprar seguidores está fora de cogitação, pois eles são apenas números de enfeite que não irão te entregar resultado nenhum.

Não deixe de ler: 5 Dicas para aumentar o engajamento do Instagram da sua loja

6 – Não aproveita as funcionalidades do instagram

Você já parou para analisar quantas funcionalidades o instagram disponibiliza para sua loja vender mais? E quais delas você realmente usa? Vou citar algumas aqui para que você comece a avaliar a aplicação de cada uma delas no cenário da sua loja.

• Enquetes
  • Caixa de perguntas
  • Reels
  • Lojinha
  • Lives ao vivo
  • Destaques
  • Link na BIO
  • Conta comercial
  • Analytics
  • Contagem regressiva (Ótimo para lançamento ou liberação de pré-vendas

7 – Não gerar conteúdo relevante para a sua audiência (seguidores)

Quantas vezes você já ficou sem ideia do que publicar nas suas redes sociais além dos produtos?

Ou ficou procurando insanamente por maneiras de engajar e se relacionar com os seus seguidores, mas acabou desistindo por falta de ideias do que postar? Esse é um erro comum e que pode estar impedindo você de ter uma relação mais próxima com os seus seguidores e também de gerar mais vendas.

Não sabe por onde começar? Que tal contar a sua história de empreendedorismo? Falar do propósito da sua loja e até mostrar como os seus clientes recebem suas compras?

checklist com 180 ideias de conteudos para postar nas duas redes sociais

Esses foram os 7 erros para você evitar ou deixar de cometer no perfil do instagram da sua loja. Se identificou com algum? Então é a hora de mudar seus hábitos para que sua loja cresça cada vez mais.

Aproveite para seguir o nosso instagram: @escoladelojista