Nova atualização do Instagram não prioriza fotos, e agora Lojista?

Last Updated: dezembro 11, 2023Por

Um comunicado oficial do instagram essa semana está dando o que falar e tirando o sono de muitos lojistas com relação as fotos de produtos. Mas de fato, o que vai mudar?

 

Uma atualização nem tão nova assim!

Vamos colocar os pés no chão e ser realistas? Desde que a funcionalidade reels foi para o ar, ela é de fato o formato de publicação que tem um maior alcance orgânico no instagram, ou seja, uma publicação que você não precisa pagar/anunciar (AINDA) para alcançar mais pessoas. Certo?

A única coisa que mudou neste sentido foi o comunicado oficial.

 

“Mas e as fotos Amanda, como ficam?”

 

VAI SIM ter uma mudança nas fotos, mas antes de você arrancar os cabelos de preocupação, eu quero que você me responda essas 5 questões:

 

Quando VOCÊ vai comprar um produto na internet, você toma a decisão depois de ver um vídeo ou fotos com todos os detalhes daquele produto, onde você pode dar zoom, sentir o toque do produto? 

Quando o SEU CLIENTE te manda uma mensagem pedindo mais detalhes de um determinado produto, o que você vai mandar para ele?

Quando você vai adicionar as sacolinhas com link de compra dos produtos no instagram, em qual tipo de publicação você vai fazer isso?

Quando você entra na ABA LOJA do instagram, o que ele mostra para você, fotos ou vídeos?

Quando você vai anunciar seu produto na sua loja virtual ou em um market place, o que você vai usar na hora do anúncio?

Se para alguma dessas perguntas você respondeu A FOTO, já ficou claro para ti o quanto você precisa e vai continuar precisando das fotos dos seus produtos para vender na internet, certo?

Mesmo com as infinitas atualizações, mudanças de algoritmo para cá e para lá, você vai continuar tirando fotos dos seus produtos. Mas como eu te disse, vai ter uma mudança no formato de foto e que você vai precisar se adaptar, mas calma que já vou explicar.

 

O novo formato da foto de produto para o instagram

Talvez por algum momento você pensou “É sério, agora que conseguir enquadrar meu produto na foto 1×1, esse formato vai mudar?”, vai…

Então vamos lá, segundo comunicado oficial do CEO do instagram, o novo formato de foto para o feed não será mais 1×1 (quadrado), nem 3×4, mas SIM 9×16 (Vertical), ou seja, o mesmo formato de foto que você usa para os stories, vai começar a ser aplicado para o feed. 

Quando de fato essa mudança vai ocorrer? Ainda não tem o dia oficial, mas pode ser a qualquer momento! 

 

“Então como eu vou programar e planejar minhas fotos, sem saber de fato quando isso vai acontecer?”

Se você é minha aluna ou já me acompanha há algum tempo, já deve estar cansada de ouvir eu falar: Aproveita a criação do seu cenário de fotos, faz fotos para feed, stories, grava vídeo para reels e stories.

Neste caso, se você já faz isso na sua rotina, vai mudar só que a foto será a mesma dos stories. Certo? E se você não faz isso ainda, a hora de mudar é agora!

Visualmente, na prática, como isso vai ficar:

Como você acabou de ver, o formato será o mesmo usado para postar foto nos stories, mas enquanto essa atualização não chegou aí, mantém da forma que está hoje!

 

CONCLUINDO…

Agora que você já acalmou o coração, eu quero te dizer que se por algum acaso você ainda tenha ficado na dúvida sobre o que postar, se é reels ou foto, a resposta é simples: OS DOIS! 

 

E só para finalizar:

  • Aproveite essa e todas as outras funcionalidades que as redes sociais proporcionam para sua loja.
  • Não poste só por postar, tenha estratégia.
  • Sua foto para vender precisa despertar desejo de compra, se o cenário não despertar esse desejo, nem Reels salva.

6-dicas-para-tirar-foto-usando-o-celular

Amanda Garcia da Escola de Lojista
Amanda Garcia da Escola de Lojista
Amanda Garcia é mãe do Heitor e da Sol, empreendedora e criadora do Método Fotos Que vendem. Depois de mais de 10 anos atuando diretamente no varejo B2B, ela criou o Portal da Escola de Lojista para compartilhar dicas para lojistas, experiências com o varejo e indicações de fornecedores!

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