Fotografia de Produtos – Tire fotos profissionais em 6 passos usando o celular
Não importa se você vende online, usa as redes sociais para divulgar os seus produtos ou se deseja prestar serviços de foto de produto, uma coisa é certa: você vai precisar aprender sobre fotografia de produtos e como fazer para valorizar e criar desejo de compra por aquilo que você está fotografando.
E é comum que você veja por aí, que precisa comprar diversos equipamentos para começar, mas posso te dizer uma coisa? VOCÊ NÃO PRECISA! Se você tem um celular na mão, independente da marca, você vai conseguir tirar fotos de produtos profissionais, que despertam desejo de compra e que vendem mais.
6 Etapas para tirar fotos de produtos usando seu celular
1. Enquadramento – Posicione corretamente o seu celular para tirar fotos dos seus produtos
A foto que você vai tirar, ela será usada onde? Na loja virtual, no feed ou stories do Instagram? Para cada um desses meios o formato/tamanho da sua foto vai mudar.
Sempre antes de fotografar qualquer produto, lembre-se de perguntar para si mesmo qual o local que ele será publicado, pois o enquadramento da câmera do celular vai mudar.
Tamanho de Foto de produto para cada meio de publicação:
- Feed do instagram (1×1 quadrado) ou 3×4 (deixando margem de respiro)
- Stories (9 x16)
- Loja virtual (1×1)
- Market Place (1×1)
Esse ajuste de configuração pode ser realizado diretamente nas configurações do seu celular no momento em que você estiver tirando a fotografia dos produtos.
Mas caso não tenha, lembre-se de deixar uma margem de segurança para cortar no momento da edição como no exemplo abaixo
“Mas Amanda, o insta aceita o formato 3×4!”
É verdade! Mas a grande questão é: Muitos ainda se perdem no formato 1×1,no 3×4 será necessário deixar uma margem de segurança ainda maior na parte superior e inferior da foto, caso contrário, na visualização fechada do seu feed, esse produto vai ficar cortado.
2. Iluminação – O segredo para uma ótima foto de produto
Agora que você já sabe posicionar e enquadrar o seu celular para tirar fotos de produtos. Vamos agora falar sobre . Afinal, não adianta seguir os passos anteriores se a foto do seu produto estiver escura e sem vida. Por isso, antes de começar a tirar as fotos para o instagram da sua loja ou loja virtual, lembre-se de observar como está a iluminação do local. Isso vai garantir uma foto com mais qualidade e produtos bem iluminados com cores vivas e atrativas.
Com isso, nossa dica é: Explorar a iluminação natural, ela é sempre uma ótima opção para que você não precise se preocupar com equipamentos adicionais.
3. Crie Cenários para suas Foto de Produtos
Essa é a hora de despertar o desejo de compra no seu cliente!
Crie um cenário, conte uma história! É neste momento que você vai ter a oportunidade de conquistar a atenção dos seus clientes.
- Procure itens que conversem com o seu produto, mas que não chamem mais atenção que ele.
- Cuide dos elementos que vão aparecer na sua imagem para não deixar ela poluída demais.
- Crie um pequeno acervo de itens para compor suas fotos.
- Os mesmos acessórios podem ser utilizados em outras composições de produtos.
Aproveite para ler: 5 Erros com a Foto de Produto que impedem sua loja de vender mais
Importante: Mesmo que você vá tirar fotos para loja virtual ou marketplace que precisem das tradicionais fotografias de produto com fundo branco, lembre-se que esse padrão é somente na primeira foto, ou seja, em todas as outras 9 fotos, você pode explorar cenários que valorizem seus produtos.
4. Busque ângulos diferentes e valorize o diferencial do seu produto
O produto possui detalhes? Tire fotos de outros ângulos!
A melhor forma de mostrar os detalhes dos seus produtos é tirando fotos de ângulos diferentes. Desta forma você vai conseguir mostrar aos seus clientes a foto do produto mais completa. Facilitando assim a decisão de compra da pessoa que foi impactada pelo seu produto.
5. Menos é MAIS – Cuidado para não desviar o foco do seu cliente
Um dos maiores erros na foto de produto é querer colocar muitos acessórios, como flores, cartão, quadrinhos de loja, entre outros, para tentar “deixar a foto bonita”, mas o resultado é totalmente o contrário disso.
Quando se trata da valorização de um produto, lembre-se, que na montagem de um cenário para suas fotos, menos é mais! Principalmente quando temos produtos do mesmo modelo e com cores diferentes, conforme o exemplo abaixo.
E essa dica vale também para a quantidade de produtos por fotos. Por isso, sempre analise com cuidado tudo o que está compondo sua foto. E lembre-se que o seu objetivo principal é criar desejo de compra no seus seguidores.
6. Tenha sempre uma estratégia por trás da sua foto
Você já se perguntou se vale a pena tirar fotos dos seus produtos?
Bom, o primeiro passo é entender os locais que você precisa dela para vender mais, como: Loja virtual, Market Place, Catálogo, conversas e status do WhatsApp, Redes sociais, entre tantos outros canais de vendas, ou seja, a grande maioria desses locais, para realmente divulgar e vender, você vai precisar de uma foto que gera desejo de compra.
Na internet seu cliente compra com os OLHOS, ou seja, através da sua foto, e mais do que bonita, ela precisa ter uma estratégia para vender.
Aqui abaixo você tem um exemplo explicativo de todos os detalhes de uma Foto que desperta desejo de compra, com TODAS as etapas do Método Fotos Que Vendem aplicada.
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Já imaginou ver cada uma dessas etapas na prática? De forma simples e descomplicada você pode aprender a tirar fotos de produtos que geram desejo de compra usando seu próprio celular.
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