Nova atualização do Instagram não prioriza fotos, e agora Lojista?
Um comunicado oficial do instagram essa semana está dando o que falar e tirando o sono de muitos lojistas com relação as fotos de produtos. Mas de fato, o que vai mudar?
Uma atualização nem tão nova assim!
Vamos colocar os pés no chão e ser realistas? Desde que a funcionalidade reels foi para o ar, ela é de fato o formato de publicação que tem um maior alcance orgânico no instagram, ou seja, uma publicação que você não precisa pagar/anunciar (AINDA) para alcançar mais pessoas. Certo?
A única coisa que mudou neste sentido foi o comunicado oficial.
“Mas e as fotos Amanda, como ficam?”
VAI SIM ter uma mudança nas fotos, mas antes de você arrancar os cabelos de preocupação, eu quero que você me responda essas 5 questões:
1° Quando VOCÊ vai comprar um produto na internet, você toma a decisão depois de ver um vídeo ou fotos com todos os detalhes daquele produto, onde você pode dar zoom, sentir o toque do produto?
2° Quando o SEU CLIENTE te manda uma mensagem pedindo mais detalhes de um determinado produto, o que você vai mandar para ele?
3° Quando você vai adicionar as sacolinhas com link de compra dos produtos no instagram, em qual tipo de publicação você vai fazer isso?
4° Quando você entra na ABA LOJA do instagram, o que ele mostra para você, fotos ou vídeos?
5° Quando você vai anunciar seu produto na sua loja virtual ou em um market place, o que você vai usar na hora do anúncio?
Se para alguma dessas perguntas você respondeu A FOTO, já ficou claro para ti o quanto você precisa e vai continuar precisando das fotos dos seus produtos para vender na internet, certo?
Mesmo com as infinitas atualizações, mudanças de algoritmo para cá e para lá, você vai continuar tirando fotos dos seus produtos. Mas como eu te disse, vai ter uma mudança no formato de foto e que você vai precisar se adaptar, mas calma que já vou explicar.
O novo formato da foto de produto para o instagram
Talvez por algum momento você pensou “É sério, agora que conseguir enquadrar meu produto na foto 1×1, esse formato vai mudar?”, vai…
Então vamos lá, segundo comunicado oficial do CEO do instagram, o novo formato de foto para o feed não será mais 1×1 (quadrado), nem 3×4, mas SIM 9×16 (Vertical), ou seja, o mesmo formato de foto que você usa para os stories, vai começar a ser aplicado para o feed.
Quando de fato essa mudança vai ocorrer? Ainda não tem o dia oficial, mas pode ser a qualquer momento!
“Então como eu vou programar e planejar minhas fotos, sem saber de fato quando isso vai acontecer?”
Se você é minha aluna ou já me acompanha há algum tempo, já deve estar cansada de ouvir eu falar: Aproveita a criação do seu cenário de fotos, faz fotos para feed, stories, grava vídeo para reels e stories.
Neste caso, se você já faz isso na sua rotina, vai mudar só que a foto será a mesma dos stories. Certo? E se você não faz isso ainda, a hora de mudar é agora!
Visualmente, na prática, como isso vai ficar:
Como você acabou de ver, o formato será o mesmo usado para postar foto nos stories, mas enquanto essa atualização não chegou aí, mantém da forma que está hoje!
CONCLUINDO…
Agora que você já acalmou o coração, eu quero te dizer que se por algum acaso você ainda tenha ficado na dúvida sobre o que postar, se é reels ou foto, a resposta é simples: OS DOIS!
E só para finalizar:
- Aproveite essa e todas as outras funcionalidades que as redes sociais proporcionam para sua loja.
- Não poste só por postar, tenha estratégia.
- Sua foto para vender precisa despertar desejo de compra, se o cenário não despertar esse desejo, nem Reels salva.
Mais lidos
Categorias
FIQUE POR DENTRO
Receba todas as novidades do universo do varejo em seu e-mail