Ações de Vendas para promover em sua loja e vender mais

12 Ações de Vendas para promover em sua loja e vender mais

Last Updated: março 20, 2024Por

Ter uma loja não é só ter estoque de produtos, você precisa ter campanhas e ações de vendas para atrair consumidores e claro, fazer sua loja vender mais, principalmente para que você também possa acompanhar as principais datas sazonais do Calendário Comercial de 2024 e aproveitar essas oportunidades de vendas durante o ano todo.

12 Tipos de Ações de Vendas para promover em sua loja o ano todo

Todo varejista sabe: o calendário sazonal do comércio precisa estar recheado de ações de vendas para atrair a atenção dos clientes, e fazer crescer o faturamento da sua loja. E engana-se quem pensa que são poucas as estratégias ou tipos de promoções que podem cativar o consumidor: só nesta postagem listamos 15 ações de vendas diferentes que você pode aplicar o ano todo!

1 – Compre e ganhe

A ação de venda de “Compre e ganhe”, como o próprio nome diz, são aquelas em que o cliente recebe um brinde de acordo com o valor de compra. A grande vantagem aqui para o lojista é o aumento de ticket médio, e para o consumidor é o aumento da percepção de valor de compra (já que o benefício é imediato e o consumidor já sai da loja contemplado). 

Na prática: Crie e divulgue promoções que apresentem o brinde e o valor mínimo de compra. Por exemplo: “Nas compras acima de R$100,00, ganhe uma caixa de bombons”.

2 – Preço “De/Por” e Saldão

A ação de “queda de preço” é uma das mais comuns no comércio, e estimula o aumento de peças por atendimento, já que, quando o consumidor percebe muitas promoções, dificilmente vai levar apenas um produto. Neste tipo de promoção, você pode sinalizar poucas mercadorias, ou uma grande parte delas, fazendo o que chamamos de “saldão”. Nesse caso, a grande diferença está na comunicação das peças, que devem ser chamativas, para cativar a atenção do público.

Na prática: Use totens, etiquetas, e outras ferramentas de comunicação para indicar quais produtos estão promocionados. Não esqueça de dar destaque ao novo preço em cada sinalizador. No caso dos “saldões”, mude toda a comunicação da sua loja e trate como uma campanha com dias determinados para início e fim. 

3 – Motivando sua equipe de vendas

Muitas das vezes o gerente da loja esquece que o aumento do número de vendas também está nas mãos do vendedor. Ações de vendas motivacionais com metas específicas podem dar o ânimo que o seu colaborador precisa para conquistar mais clientes. Você pode aumentar o índice de satisfação da sua equipe, enquanto aumenta também o faturamento.

Na prática: Defina metas com bonificações para a sua equipe. Por exemplo: “O vendedor que vender mais produtos fora de linha ganha 5% de comissão sobre os produtos) 

Dica Extra: Se o seu objetivo for economizar, você pode solicitar prêmios para os seus fornecedores para bonificar sua equipe de vendas. 

4 – E-mail marketing

Sim, o email marketing ainda funciona e muito! Não pense que hoje em dia só porque existem redes sociais, anúncios e whatsapp que as pessoas deixaram de usar o email, muito pelo contrário, no e commerce ele ainda é um dos meios que mais vendem! Ou seja, se você ainda não tem uma base com dados de todos os seus clientes, você está perdendo vendas!

O e-mail marketing também é uma excelente ferramenta de divulgação entre o seu público. É que, se o seu cliente forneceu um dado tão pessoal, provavelmente ele está interessado em ler sobre as novidades da sua loja. Não desperdice a oportunidade de cultivar uma relação mais próxima da sua audiência, enviando informações úteis e promoções exclusivas..

Na prática: Sempre que você fizer uma promoção atrativa em sua loja, dispare um e-mail a sua base com as informações mais importantes. Convide-os para a sua loja, apontando links para os produtos (no caso das lojas virtuais). 

Dica de ferramenta de e-mail marketing prática e fácil de usar é o RD Station, eu uso por aqui e indico. 

5 – Frete Grátis ou com valor fixo

Quando falamos de usar o frete como uma ação de venda, as possibilidades são infinitas, afinal, um consumidor prefere pagar em um produto R$100 e ter frete grátis, do que R$80 e ter que pagar R$ 20 de frete, parece até brincadeira, mas não é.  Porém, muito cuidado com essa ação para sua loja não ficar no prejuízo, por isso, alguns pontos precisam ser analisados, como:

  • Qual a média do valor de frete que seus clientes pagam hoje?
  • Qual o pedido mínimo da sua loja?
  • Qual a sua meta do mês? 

Pergunto isso pois com essas informações fica muito mais fácil tomar qualquer decisão, importante também ressaltar, que ter uma plataforma para fazer seus envios, pode deixar seu frete muito mais barato. Por aqui, eu uso a Melhor Envio para enviar as Escadas de Madeira Decorativa para foto, as opções de frete e os valores ficam muito mais acessíveis para que compra e para eu que envio.

Aproveite para conferir: Melhor Envio – Cupom de 20% de desconto em 10 envios

6 – Programa de Fidelidade

Os programas de fidelização impactam diretamente no índice de retorno de um cliente, uma vez que ele funciona como um estímulo, quase como um jogo, em que o consumidor ganha mais ao consumir mais.

Na prática: Um exemplo bem interessante e simples de programa de fidelização são os cartões (físicos ou virtuais) que pontua o consumidor a cada compra mínima. Por exemplo: A cada R$ 70,00 de compras, o cliente ganha um carimbo. Quando ele completar 20 selos, ganha 70 reais em compras.

7 – Parceria com blogueiras e influenciadores digitais

As parcerias com influenciadores digitais pode ajudar você a aumentar o nível de reconhecimento da marca, o que é muito importante para cativar novos clientes.

Na prática: Faça parcerias com influenciadoras que já falem do seu nicho, e que tenham um público relevante e engajado. Além disso, faça uma pesquisa sobre o histórico da blogueira para ter certeza de que ela combina com sua marca em todos os aspectos.

Formas de Parceria:

  • Permuta: Você paga com produtos, mas dependendo do influenciador, não há garantia de divulgação, por isso, vale um alinhamento antes ou se tiver margem para arriscar, arrisque!
  • Pago: Neste caso você pode pedir o “presskit” do influenciador desejado a avaliar os pacotes de serviços/entrega que ele tem ou pedir um orçamento para sua loja conforme a demanda.

Dica extra: Crie um cupom ou link exclusivo para essa parceria, assim você terá como mensurar os resultados.

 8 – Desconto Progressivo 

A ideia do desconto progressivo é bastante simples: quanto mais o cliente compra, mais descontos ele recebe. Nesse caso, o índice impactado é o de compra por impulso, já que ao perceber a vantagem, o cliente acaba levando um número maior de produtos. O número de peças por atendimento e ticket médio também aumentam neste tipo de ação.

Aproveite para colocar essa ação em prática quando você precisar reduzir a quantidade de peças em estoque.

Na prática: Você pode criar ações de acordo com o número de peças. Por exemplo: Um item, 10%, dois itens, 20%, três itens, 30%, e assim por diante. Lembre-se de determinar o limite de desconto, e o valor mínimo da compra.

9 – Story Shop

Quem tem loja com certeza já ouviu falar dessa ação de venda por aí! Story Shop é uma ação de vendas realizada no instagram da sua loja, e como o nome já diz, ela acontece via Stories! Ótima ação para fazer com as últimas peças no estoque e com um bom preço de compra.

Inclusive, essa ação é tão pedida, que tem um post exclusivo aqui ensinando todo o passo a passo, inclusive as regras para você já conseguir aplicar essa ação na sua loja e vender mais ainda esse mês.

Aproveite para ler: Como fazer Story Shop na sua loja

10 – Cupom de desconto

Se você já tem uma loja virtual, essa ação de venda nunca falha! Seja um cupom de desconto para a primeira ou para a próxima compra.

Dicas:

Cupom para a primeira compra: Leve em consideração o ticket médio da sua loja, por exemplo: Válido para a primeira compra a partir de R$100.

Cupom para a próxima compra: O ideal é que o bônus oferecido seja baseado na compra atual do seu cliente, e com um prazo para o resgate do incentivo. Por exemplo, se o cliente compra acima de R$ 200,00 ele ganha um cupom desconto de 10% para a próxima compra. 

11 – Live Shop, live commerce ou live de vendas

Não importa o nome, todas elas têm um único objetivo: VENDER!

Diferente do Story Shop que citamos acima, a live é ao vivo, com data e hora marcada, por isso vale trabalhar bem a antecipação e divulgação. Ela você pode fazer para vender lançamentos, pontas de estoque, saldos, categorias específicas de produtos, temáticas, enfim, as possibilidades são grandes, por isso, planeje-se bem antes de qualquer coisa.

Dica extra: 

  1. Busque parcerias de outras lojas da sua região para fazer ações de vendas e sorteios durante a live, isso ajuda a reter o público.
  2.  Não desanime se tiver 5 pessoas ao vivo com você, afinal, são 5 pessoas querendo comprar! Foca na venda e na experiência de quem está acompanhando.

12 – Grupo Vip de WhatsApp

Sabe aquela sensação de exclusividade? De receber as promoções e lançamentos primeiro? Esse é o objetivo de usar o WhatsApp também como uma ação de venda para sua loja.

Coloque neste grupo apenas clientes que tenham ciência do objetivo desse canal e claro, com a autorização dele. Nada de ficar colocando pessoas sem autorização em?

Conclusão:

Agora que você conhece essas 12 poderosas ações de vendas para promover em sua loja o ano todo, está na hora de colocar em prática e ver os resultados positivos acontecerem. Lembre-se de adaptar cada estratégia de acordo com o perfil do seu público-alvo, as características da sua loja e as tendências do mercado.

O segredo para o sucesso está em testar, analisar os resultados e ajustar sua abordagem conforme necessário. Seja criativo, esteja sempre em sintonia com as necessidades e desejos dos seus clientes e esteja aberto a novas oportunidades de vendas.

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Amanda Garcia da Escola de Lojista
Amanda Garcia da Escola de Lojista
Amanda Garcia é mãe do Heitor e da Sol, empreendedora e criadora do Método Fotos Que vendem. Depois de mais de 10 anos atuando diretamente no varejo B2B, ela criou o Portal da Escola de Lojista para compartilhar dicas para lojistas, experiências com o varejo e indicações de fornecedores!

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