Como vender mais na Black Friday em sua loja do instagram em 2024
Eu já vou começar esse texto te dizendo que, para vender mais na Black Friday, NÃO é só colocar seus produtos na promoção e sair queimando sua margem de lucro na tentativa de vender mais.
Se você quer realmente fazer a diferença na sua loja, seja no Instagram ou em Marketplaces, é essencial tratar a Black Friday como uma campanha de marketing e vendas completa, com prazos, metas, produtos bem selecionados, artes de divulgação chamativas e, o mais importante, uma estratégia clara de onde divulgar e vender.
É exatamente isso que vou mostrar neste post. Separei aqui 10 etapas fundamentais para você criar sua campanha de Black Friday e começar a vender mais hoje mesmo, utilizando tanto o Instagram quanto plataformas de marketplace!
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10 Etapas para criar sua campanha da Black Friday e vender mais na sua loja do instagram em 2024
1. Duração da sua campanha
Sabe aquela velha história de que “menos é mais”? Isso também se aplica à Black Friday. Campanhas não podem ser eternas. Defina um período específico para a sua promoção da Black Friday: um dia, um fim de semana ou até uma semana.
É importante manter esse período limitado para criar urgência e incentivar seus clientes a tomarem ação. Quanto mais preciso for o tempo de campanha, maior será o impacto!
2. Selecionando os produtos certos para a Black Friday
Nem todo o seu catálogo precisa estar na promoção. Escolha estrategicamente quais produtos serão os destaques da Black Friday. Foque em itens com margens de desconto atraentes, produtos de alta demanda e que sejam mais relevantes para o seu público-alvo.
Dica bônus: Ofereça pacotes de produtos ou produtos complementares, aumentando o ticket médio da sua loja. E lembre-se de usar essa estratégia também nos marketplaces, destacando os itens que mais vendem em plataformas como Mercado Livre, Shopee, e Magalu. E para evitar qualquer problema com gestão e controle de estoque, use um sistema de ERP para e-commerce, integrando todo o seu estoque em um único lugar.
3. Defina uma meta de venda
Tenha um objetivo claro para sua campanha. Defina a quantidade de vendas ou o faturamento que deseja alcançar durante a Black Friday, em todos os seus canais de vendas, seja via instagram, grupos de whatsapp, loja virtual e marketplaces. Isso ajudará a guiar seus esforços e ajustar sua estratégia conforme necessário.
Sem metas claras, você fica sem direção. Crie metas diárias e semanais para não perder o ritmo durante a campanha.
4. Dê um nome atrativo para sua campanha
A sua campanha precisa de um nome que atraia o público! Pense em algo criativo e que conecte com o espírito da Black Friday. Isso vai gerar mais engajamento tanto no Instagram quanto nos marketplaces.
Por exemplo, use algo como: “Black Week Mega Ofertas”, “Semana Explosiva da Black Friday”, ou algo exclusivo como “Black Day Moda Kids”.
5. Crie uma identidade visual impactante para sua campanha
As imagens e artes visuais têm um papel muito importante. Use elementos gráficos que remetam à Black Friday: tons de preto, vermelho e amarelo chamam atenção e estão associados a esse evento.
Integre esses elementos no seu Instagram, Stories, anúncios e até mesmo nas páginas de produtos dos marketplaces. Uma identidade visual sólida faz o cliente lembrar que sua loja está preparada para a Black Friday.
6. Faça fotos incríveis dos seus produtos focadas na Black Friday
Tire Fotos de produtos que gerem desejo de compra e VENDEM! Use a oportunidade da Black Friday para melhorar suas fotos de produtos. Mostre-os de maneira atrativa e com boas descrições, destacando os descontos e oportunidades exclusivas da promoção.
Lembre-se de que as plataformas de marketplace também priorizam imagens de alta qualidade. Isso pode ser o diferencial que faz o cliente escolher o seu produto em vez de outro.
Acesse agora: As 3 Melhores plataformas de envio com cupons de desconto
7. Faça Story Shop e venda mais na Black Friday da sua loja
Story Shop é uma poderosa ação de venda para promover sua campanha da Black Friday. Use-os para criar suspense, destacar ofertas relâmpago e até mesmo mostrar bastidores do processo de preparação para o grande dia.
Leia agora: Como fazer Story Shop na sua loja em 6 passos
8. Live de Shop ou Live de vendas
As transmissões ao vivo são uma maneira eficaz de se conectar com seus seguidores. Planeje uma Live Shop especial para a Black Friday, mostre os produtos em detalhes, responda a perguntas em tempo real e incentive as vendas.
Acesse aqui: Como fazer uma live de shop no instagram da loja
9. Criando e vendendo mais com grupos exclusivos de clientes que desejam receber promoções da Black Friday primeiro
Crie grupos exclusivos para seus clientes mais fiéis. Eles adoram ser os primeiros a receber ofertas. Ofereça a eles acesso antecipado às promoções da Black Friday e faça com que se sintam especiais.
10 Expanda Seus Canais de Venda: Vender Mais em Marketplaces na Black Friday
Agora, para dar um salto nas vendas, não se limite apenas ao Instagram. Expandir sua presença para marketplaces é uma estratégia essencial para alcançar novos públicos e aumentar seu faturamento durante a Black Friday.
Principais marketplaces e seus diferenciais
Aqui estão alguns dos marketplaces mais populares para você expandir sua estratégia de Black Friday:
- Mercado Livre: Alta visibilidade e público vasto, ideal para produtos de todos os segmentos.
- Shopee: Popular pela sua política de frete grátis e descontos agressivos.
- Amazon: Ideal para quem busca vender com logística eficiente e global.
- Shein: Focado no segmento de moda, excelente para lojistas de vestuário.
- Magalu: Oferece grande visibilidade e suporte logístico eficiente para lojistas.
Como ter o estoque integrado em todos os marketplaces para vender mais na Black Friday?
Integrar seus canais de venda e unificar o estoque entre Instagram e marketplaces é essencial para evitar erros e aumentar a eficiência. Aqui está o passo a passo:
- Escolha os marketplaces que fazem sentido para vender seu produto.
- Verifique as tarifas de cada marketplace para não ser surpreendido.
- Faça seu cadastro nos marketplaces desejados.
- Use um sistema de ERP para unificar seus canais e gerir o estoque integrado, aqui na Escola de Lojista, eu indico o Sistema de ERP Tiny da Olist, pois além de ser simples e prático de usar, eles também oferecem um desconto exclusivo para meus alunos e seguidores, usando o cupom ESCOLADELOJISTA, você tem 30 dias gratuitos + 5 meses com 50% OFF para usar o ERP por completo e ainda vender mais na Black Friday, faça o teste e ative seu cupom AQUI.
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- Dicas para transmissões ao vivo de vendas
- Utilização de grupos de WhatsApp como canal de vendas
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Com o conhecimento adquirido na imersão, você estará pronto para criar sua campanha de Natal também. 🤐🤐
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