Como tirar fotos de calçados e sapatos para vender online

Last Updated: fevereiro 7, 2024Por

Afinal, como tirar fotos de calçados e sapatos para vender online? Qual cenário de foto criar? E como tirar fotos para vender na loja virtual ou marketplace? E fotos de calçados para o instagram, como fazer? Essas e outras dúvidas vão surgir quando você entender não só a importância da foto, mas também a necessidade de se ter uma foto que desperta desejo de compra para conseguir vender mais online, e é justamente isso que vou te ensinar aqui.

Tipos de Fotos de Calçados para vender online em canais diferentes

Foto com fundo branco ou criar um cenário? As duas!

foto de calçado com fundo branco e com cenário trabalhado

A foto com cenário trabalhado tem ganhado cada vez mais espaço, canais como Shopee, Shein, Instagram e Marketplace do Facebook, tem sido cada vez mais forte, pois através dela, fica muito mais prático gerar desejo de compra, contar uma história e valorizar ainda mais seus calçados.

Mas a Foto de Calçado com fundo totalmente branco ainda é obrigatória ou indicada em alguns canais de Marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Magalu e outros. Pois essa é uma forma deles conseguirem manter um padrão de identidade e fotos, mesmo tendo milhares de vendedores diferentes em uma mesma plataforma.

Dica: Uma coisa que sempre reforço para os meus alunos é que mesmo que em alguns canais a 1° foto tenha obrigatoriedade de fundo branco, você pode explorar as demais fotos do anúncio do seu produto, com cenários de fotos que valorizem ainda mais os seus calçados.

Aproveite para ler: Como tirar foto de produto com fundo branco para loja virtual

4 Etapas para tirar Fotos de Calçados para vender online

como tirar foto de calçados para vender

1. Aguce sua criatividade e busque inspirações – Ideias para fotos de calçados

Antes de mais nada, lembre-se: Se inspirar não é copiar!

Ninguém tem criatividade o tempo todo para tirar fotos de calçados, por isso, antes mesmo de sair por aí tentando tirar foto, vale buscar inspirações e aguçar a criatividade, e para isso, nada melhor do que o Pinterest, nele você encontra inspiração de fotos para qualquer tipo de produto, inclusive de calçados

2. Separe os calçados que você precisa tirar fotos essa semana

Para sua foto ser mais do que bonita e sim uma foto que vende, que gera desejo de compra, você precisa saber o que realmente irá fotografar, caso contrário, ficará horas tentando criar cenários e ainda não vai gostar do resultado final. Por isso, calma, controle a ansiedade e separe uns 10 modelos e/ou cores de calçados para tirar fotos.

3. Tenha uma estratégia por trás das fotos dos seus calçados, é isso que faz ela vender

Uma das premissas mais importantes que ensino e reforço todos os dias no Método Fotos Que Vendem é a importância de ter uma estratégia por trás da foto, o que eu chamo de Efeito Venda. Afinal, se no online seu cliente compra com os olhos atráves de uma foto, você usa e precisa dela para divulgar e vender seus calçados, bater sua meta e enviar para os seus clientes, ou seja, a foto de produto faz parte do marketing da sua loja, sem ter uma foto que vende, você corre o risco de ter só uma foto bonita.

“Como assim Amanda?”

Se a foto de produto faz parte do marketing da sua loja e te ajuda a vender mais, você pode (e deve) aplicar estratégias nela como por exemplo:

1. Foto que mostra a variedade de cores de tênis no estoque
  2. Foto de pantufas que mostram dois modelos de bichinhos diferentes
  3. Foto conceito que mostra a valorização única de um produto

como tirar foto de calçados para vender online

E você pode ir além, tirar fotos de calçados para aumentar seu ticket médio, apresentar uma nova coleção, dar spoiler do que está por vir, mostrar a usabilidade de um novo modelo, por exemplo. Essas e outras estratégias, eu ensino na prática dentro do Método Fotos Que Vendem.

4. Separe os fundos e acessórios para tirar fotos dos seus calçados e sapatos

Agora que você já buscou inspirações, sabe os modelos de calçados que precisa tirar fotos e quais estratégias terá nos seus cenários, é hora de separar os fundos e acessórios.

Importante: Menos é MAIS! Ou seja, cuidado para não se empolgar demais e sair comprando fundos e acessórios para fotos que você nunca vai usar ou que vão deixar suas fotos poluídas. Para não correr esse risco, inicialmente escolha 1 ou 2 cores de fundo, explore bem as texturas e formas no seu cenário.

Aproveite para ler: Tipos de fundos para fotos de produtos

5. Iluminação é fundamental para tirar fotos de sapatos

Sem uma boa iluminação, você não vai conseguir mostrar a cor real dos seus sapatos, mostrar textura do material e muito menos a qualidade dos seus produtos.

Independente se você vai usar a iluminação natural ou artificial, certifique de que suas fotos estão ficando com uma boa qualidade e sem sombras.

6.  Não se esqueça de dar um toque final de edição

Não é para cortar fundos ou ficar colocando artes do canva nas fotos dos seus sapatos, a edição é só para dar o toque final na sua foto, ajuste cores e iluminação se necessário.

Para esse tipo de edição, eu indico o aplicativo Adobe Lightroom na versão gratuita mesmo.

Não é só uma fotinho é a divulgação dos seus produtos

foto de tenis antes e depois evolução do método fotos que vendem

A valorização dos seus produtos começa por você, dê o seu melhor na hora de tirar fotos dos seus calçados, aplique as etapas acima, deixe as desculpas de lado e coloque a “mão na massa”, e se precisar de ajuda com aulas práticas e rápidas, é só acessar o Método Fotos Que Vendem!

Espero que essas dicas te ajudem a tirar fotos de calçados e vender mais!

Não se esqueça de me seguir no instagram da @escoladelojista para mais dicas de foto de produtos com o celular.