Como tirar fotos de Cosméticos e Maquiagens para vender

Last Updated: fevereiro 28, 2024Por

Como se diferenciar dos concorrentes e ainda valorizar os cosméticos e maquiagens que você vende? Acredite, tirar fotos de cosméticos e maquiagens pode ser mais simples do que você imagina. Além de serem itens pequenos, as próprias informações ou cores dos seus produtos vai te ajudar com ideias para cenários de fotos. Mas calma, não se precipite que eu vou te mostrar tudo por aqui.

Antes mesmo de começarmos o passo a passo para você tirar fotos de cosméticos e maquiagens, eu quero te adiantar que vamos além de uma foto bonita, mas você vai terminar esse post  entendendo como ter estratégias por trás da foto, o que realmente vai torná-la uma foto que vende!

Tipos de Fotos:

Não importa se você vai tirar fotos dos seus cosméticos para vender no instagram, loja virtual ou marketplaces, é importante que você entenda os tipos de fotos e qual momento usá-las.

como tirar fotos de comesticos perfumes e maquiagem

Foto de produto cosmético com fundo branco:

Esse é um padrão de foto normalmente usado em lojas virtuais e marketplaces como mercado livre, Magalu, Amazon e outros. Porém a necessidade de uma foto lisa assim, é só na primeira, ou seja, se em um anúncio cabem até 10 fotos, as demais fotos podem ter cenários criativos, conhecidas também como fotos ambientadas.

Neste post aqui eu te ensino todo o passo a passo para tirar fotos de produtos para loja virtual.

Foto de Cosméticos e Perfumaria Ambientadas

São fotos em que os cenários são trabalhados, seja de acordo com a identidade visual da sua loja, do produto ou até mesmo pensando nos componentes ou benefícios das dos cosméticos.

Como tirar fotos de cosméticos e maquiagens para vender em 4 passos

Sim, em apenas 4 passos você vai ter clareza de como tirar uma foto de cosmético, maquiagem ou perfumaria que desperta desejo de compra, essas 4 etapas que ensino dentro do Método Fotos Que Vendem, com o objetivo que meus alunos tirem mais fotos com objetivos e estratégias em menos tempo.

1 – Separe os cosméticos e maquiagem seguindo essas premissas

Não dá para tentar tirar fotos dos seus produtos, sair criando cenários sem nem mesmo saber o que você precisa fotografar. Tentar criar cenários de fotos antes só vai fazer você perder tempo!

Então vamos lá, neste levantamento de produtos, separe produtos que:

• Se complementam, por exemplo: Prime, base, esponjinha de maquiagem e pó.
  • Que possuem grandes quantidades em estoque
  • Lançamentos
  • Mais Vendidos
  • Produtos da mesma marca na mesmas cores

Não deixe de ver: Cupom de 20% de desconto no Melhor Envio

2 – Defina qual será o objetivo e estratégia por trás de cada foto

Eu te falei que mais do que fotos bonitas, você precisa de fotos que vendem, ou seja, que possuem uma estratégia por trás.

Mas por onde começar? Como fazer isso? É simples, sabe os cosméticos e maquiagens que você separou para tirar fotos? Vamos separar eles por estratégias, por exemplo:

Componentes e benefícios do produto

Qual o diferencial do seu produto? Neste exemplo abaixo nós temos uma base da Garnier que possui vitamina C, e o cenário já remete a esse benefício do produto, além das cores escolhidas serem da própria identidade visual da Garnier para essa linha de produtos.

exemplo de como tirar foto de produto de maquiagem para vender

Produtos que se complementam

Mais do que vender um produto, ofereça uma solução para o seu cliente através da foto! Olhe a lista de cosméticos e maquiagens que você separou para tirar foto, e analise quais deles podem se complementar? Que podem ajudar seu cliente? As vezes itens que ele nem sabe que precisa ou que pode facilitar ainda mais seu dia-a-dia.

Nessa foto aqui, eu usei o exemplo de um produto para limpeza de pele, com uma espátula esfoliante, ou seja, vai ajudar ele a usar o produto da forma correta, garantindo assim um resultado melhor e consequentemente você aumenta o ticket médio da sua venda.

como tirar fotos de cosméticos para vender

Esses são apenas dois exemplos de efeito venda que ensino no Método FQV, isso porque, quando falamos de foto, precisamos sempre lembrar que ela é o principal meio de divulgação de um produto, a foto faz parte do seu marketing e da estratégia de venda da sua loja.

3 – Fundos e Acessórios para os cenários de fotos

Agora que você já sabe os cosméticos, maquiagens que irá fotografar e principalmente qual será o objetivo de cada foto, agora sim você pode começar a pensar nos seus cenários de fotos, o que você realmente vai precisar para dar vida às suas fotos? Quais fundos de fotos? E os acessórios?

Aproveite para ler: Fundo Para Fotos De Produtos – Os Melhores Materiais Pra Usar Nas Suas Fotos

4 – Criando os cenários para tirar fotos de cosméticos e maquiagens

Essa é a parte favorita de qualquer pessoa que precisa tirar fotos dos seus produtos para vender, criar os cenários de fotos é dar vida a tudo que você planejou de forma simples e prática. Ver os bastidores e depois olhar o resultado final da sua foto é o que vai te ajudar na empolgação e criatividade para novas fotos.

Aproveite este momento para tirar fotos em todos os formatos/tamanhos, desde feed, stories e até mesmo para loja virtual fotos para banners, anúncios e tudo o que precisar!

Concluindo:

Gostou das dicas? Lembre-se quer vender online seu cliente não está com seu produto na mão, ele não consegue ler um rótulo ou sentir a textura da sua maquiagem, mas através das fotos você pode fazer ele ter essa sensação e comprar com os “olhos”.

Se quer se aprofundar no assunto de foto de produto e aprender mais de 80 cenários de forma simples e práticas, conheça o Método Fotos Que Vendem, meu curso completo de foto de produto com o celular, nele você vai aprender todas as etapas de uma foto, desde iluminação, enquadramento, estratégias, edição, cenários e muito mais!

metodo fotos que vendem da escola de lojista