[Checklist] Como criar uma campanha para o Dia das Mães e vender mais na sua loja

Last Updated: abril 9, 2025Por

Criar uma campanha para o Dia das Mães não é só fazer uma arte com “Feliz dia das mães”, vai muito além! Afinal, estamos falando de definições de estratégias para sua loja vender mais neste período.

O Dia das Mães é uma das datas mais lucrativas do calendário do varejo, isso é, para quem está preparado para realmente aproveitar essa data e criar ações e campanhas para vender mais. É aquele momento do ano em que os consumidores estão procurando por presentes com significado, dispostos a investir em algo que demonstre carinho, cuidado e gratidão. E se a sua loja estiver preparada, essa pode ser uma grande oportunidade de aumentar as vendas, conquistar novos clientes e fortalecer sua marca.

Por isso, que eu reforço que não basta colocar uma plaquinha de “Feliz Dia das Mães” na vitrine ou no banner do seu e-commerce. Para se destacar, você precisa de uma campanha do dia das mães planejada, com ofertas relevantes, boa comunicação e aquele toque emocional que essa data merece.

Checklist completo para criar uma campanha do dia das mães e vender mais

Preparei aqui um Checklist prático para criar uma campanha de Dia das Mães e vender mais na sua loja, e quando eu digo completo, ele vai desde a escolha dos produtos à decoração da loja, da estratégia nas redes sociais à organização do estoque. Tudo para te ajudar a transformar carinho em vendas. 

 1. Defina seu objetivo

  • Quero aumentar o faturamento?
  • Quero trazer novos clientes?
  • Quero girar produtos parados?

Ter um objetivo claro te ajuda a montar a campanha certa.

2. Escolha os produtos certos para a data

  • Quais produtos têm mais apelo emocional?
  • Tem itens que podem virar “presentes prontos”?
  • Dá pra montar kits com bom custo-benefício?

Pense como consumidor: o que eu gostaria de dar pra minha mãe?

3. Crie ofertas atrativas e reais

  • Descontos por tempo limitado
  • Kits promocionais com valor agregado
  • Brindes ou mimos nas compras acima de R$
  • Frete Grátis para todo Brasil nas compras acima de R$ 350 (para reduzir seu custo com o frete, use a Plataforma da Superfrete com desconto de até 80% nos envios)

Oferta boa não é só preço baixo: é valor percebido alto.

cupom superfrete

Aproveite para ler: 12 ações de vendas para promover em sua loja 

4. Prepare sua vitrine, seja da loja física ou virtual para o dia das mães

  • Decoração temática de Dia das Mães
  • Destaque visual para os produtos da campanha
  • Placas com frases que despertam emoção (“Ela merece o melhor!”)

A vitrine precisa parar o cliente e despertar desejo.

Aproveite para ler: 200 Ideias de frases para sua loja de roupas

5. Planeje sua comunicação digital da campanha de dia das mães da sua loja

  • Crie uma identidade visual para a campanha
  • Agende posts nas redes sociais com foco no emocional e nos produtos
  • Faça stories mostrando kits, bastidores e sugestões de presente
  • Atualize o link da bio com os produtos da campanha

Use o digital para aquecer o cliente antes dele pisar na loja.

6. Organize o estoque e equipe

  • Tem produto suficiente para a demanda esperada?
  • Os kits estão prontos com antecedência?
  • A equipe sabe o que está em promoção e como abordar?

Uma boa campanha do dia das mães pode não funcionar se tiver falta de preparação interna.

Leia também: Como fazer uma boa gestão de estoque da sua loja em 2025

7. Aproveite mais canais de vendas

Muitos acham que vender em Marketplaces é sinônimo de prejuízo por conta das taxas, mas a verdade é que vender em Marketplaces como Mercado livre, shopee, shein e magalu por te trazer muito mais benefícios e vendas neste dia das mães. Isso porque esses canais já possuem milhares de usuários que compram e confiam nessas plataformas, ou seja, você aproveita essa audiência, vende e ainda cria uma nova base de clientes para futuras ações. Mas óbvio, tenha atenção na sua precificação.

  • Defina quais marketplaces deseja vender
  • Escolha um bom sistema de ERP para realizar a integração da sua loja e estoque com esses canais. (Aqui indicamos o sistema de ERP da Olist, inclusive, tem cupom de desconto da Olist aqui)

8. Defina prazos e cronograma

  • Início da campanha: ____
  • Pico de divulgação: ____
  • Término da campanha: ____

Datas claras ajudam a gerar senso de urgência

9. Reforce a emoção da data

  •  Conte histórias reais com mães (clientes, equipe ou sua!)
  •  Use legendas e frases que falem direto ao coração
  •  Mostre que o presente carrega afeto, não só um preço

O Dia das Mães é uma data emocional. Explore isso.

10. Meça os resultados da sua campanha de dia das mães

  • Quanto vendi com a campanha?
  • Quais produtos saíram mais?
  • O que funcionou bem e o que pode melhorar?

Campanha boa é a que deixa aprendizado pro próximo ano.

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checklist para criar uma campanha para o dia das mães

Conclusão

Campanhas sazonais bem executadas são ótimas oportunidades para impulsionar as vendas e criar conexão emocional com o cliente — e o Dia das Mães é o cenário perfeito para isso.

Com um bom planejamento, criatividade e foco no atendimento, sua loja pode se destacar e encantar não só quem compra, mas também quem será presenteado.

Agora que você tem esse checklist completo de Como criar uma campanha para o dia das mães em mãos, é hora de colocar a mão na massa! Comece o quanto antes, mobilize sua equipe e transforme o Dia das Mães em um grande momento de vendas e relacionamento com seus clientes.

Bons negócios e boas vendas!

Amanda Garcia da Escola de Lojista
Amanda Garcia da Escola de Lojista
Amanda Garcia é mãe do Heitor e da Sol, empreendedora e criadora do Método Fotos Que vendem. Depois de mais de 10 anos atuando diretamente no varejo B2B, ela criou o Portal da Escola de Lojista para compartilhar dicas para lojistas, experiências com o varejo e indicações de fornecedores!

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